eSocial: sua empresa está preparada?

O eSocial tem gerando muitas dúvidas nas empresas e contribuintes que precisam transmitir eventos. O cronograma já foi alterado muitas vezes o que provoca grande confusão.

Mas hoje você irá saber as últimas notícias sobre o eSocial e entender tudo sobre o sistema e se a sua empresa está enquadrada  na obrigatoriedade de utilização.

O que é o eSocial?

O eSocial é o Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas, que foi instituído por meio do Decreto 8.373/2014. O seu objetivo é o de simplificar a administração dos dados dos funcionários das empresas, bem como a prestação de contas ao governo.

Essa ferramenta integra o SPED – Sistema Público de Escrituração Digital, que foi implantado há 10 anos, e inclui uma série de recursos para desburocratizar os procedimentos legais, os quais devem ser realizados por todas as empresas no país.

O eSocial permite aos empregadores informarem de modo digital as obrigações fiscais, previdenciárias e trabalhistas.

A maneira como essa comunicação era feita aos órgãos competentes causava muita reclamação por conta do grande trabalho que exigia. No entanto, com o eSocial tudo se tornou mais simplificado e unificado, uma vez que, ao realizar o envio dos dados eletronicamente, é possível fazer isso de uma só vez.

Vantagens do eSocial

Todas as mudanças exigem esforços e por mais que, para muitos empresários, seguir os trâmites necessários para usar o eSocial seja dispendioso, na realidade, essa nova ferramenta oferece uma série de vantagens. Elas não são apenas para o governo, como também para os empresários e trabalhadores.

Para os empresários, o benefício principal é a facilidade em se manter em dia com o fisco. Afinal, para executar todas as tarefas burocráticas é preciso uma equipe qualificada e tempo, sendo que com o eSocial é possível realizar tudo em menos tempo e mesmo com um quadro mais enxuto de pessoal.

Já para o governo facilita a fiscalização e detecção de infrações referentes às normas previdenciárias e trabalhistas. Para os trabalhadores, é uma garantia maior que o seu empregador está realizando todos os procedimentos necessários para que sejam garantidos os seus direitos trabalhistas e previdenciários.